Buscar

Você Conhece o REAC? - PARTE I


Em 1936, Hans Selye - médico endocrinologista de origem húngara - descreveu o termo estresse como uma resposta geral do organismo à agressão de qualquer natureza, seja física, psíquica, Selye observou que a reação de alarme é uma resposta inespecífica do sistema nervoso e endócrino, chamada Síndrome de Adaptação Geral. Que é dividida em fase de alarme , Resistencia e exaustão. Essas fases são geradas por estímulos estressores que se perpetuados vão gerar uma adaptação patológica do organismo, adaptações que são conhecidas como doenças. Nos últimos anos, estudos em epigenética têm evidenciado que a maior parte das doenças são ou podem ser induzidas e condicionadas por inúmeros fatores presentes no ambiente, como os diferentes estilos de vida, a qualidade da alimentação, a natureza das atividades laborais, bem como a exposição a substâncias químicas, físicas, entre outros fatores. Nesse contexto, nós, humanos, constantemente sofremos com essa interferência física (entropia) do ambiente, o que nos conduz ao progressivo processo de adaptação cada vez mais disfuncional, gerando o adoecimento.


Em 1987, os fundadores e médicos pesquisadores Salvatore Rinaldi e Vania Fontani, após 30 anos de muito estudo, definem o primeiro equipamento baseado na tecnologia Radio Electric Asymmetric Conveyer (REAC).




Referências:

Rinaldi S, Fontani V, Moretti E, Rosettani B, Aravagli L, Saragò G, Collodel G. A new approach on stress-related depression & anxiety: Neuro-Psycho- Physical-Optimization with Radio lectric Asymmetric-Conveyer. Indian J Med Res. 2010 Aug;132:189-94.


Fontani V, Rinaldi S, Castagna A, Margotti ML. Noninvasive radioelectric asymmetric

conveyor brain stimulation treatment improves balance in individuals over 65 suffering

from neurological diseases: pilot study. Ther Clin Risk Manag. 2012;8:73-8. doi:

10.2147/TREAC-CRM.S28812. Epub 2012.




Dr. José Fábio Lana, MD


Orthopedic Interventional Pain Management


IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem/ The Bone and Cartilage Institute ORTHOREGEN INTERNATIONAL COURSE


Indaiatuba - São Paulo +55 19 3017 4366

Uberaba - Minas Gerais +55 34 3331 7777