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VOCÊ CONHECE A ESTRATÉGIA DO JEJUM INTERMITENTE? - PARTE II


Após algumas horas sem comer, o corpo esgota suas reservas de açúcar e começa a queimar gordura. A lógica é que se alguém está comendo durante muitas horas por dia e não está se exercitando, toda vez que come, está consumindo as calorias e não queimando suas reservas de gordura. O jejum intermitente age otimizando essa mobilização das reservas energéticas do organismo.


Pesquisas mostram que os períodos de jejum intermitente fazem mais do que queimar gordura. 


O jejum intermitente pode proteger os órgãos contra doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, distúrbios neurodegenerativos relacionados à idade, doenças inflamatórias e cânceres.


Alguns dos benefícios do jejum intermitente revelados até o momento:

  • Pensamento e memória - Estudos descobriram que o jejum intermitente aumenta a memória de trabalho em animais e a memória verbal em humanos adultos.

  • Saúde do coração - O jejum intermitente melhorou a pressão arterial e os batimentos cardíacos em repouso, bem como outras medidas relacionadas ao coração.

  • Desempenho físico - Homens jovens que jejuaram por 16 horas mostraram perda de gordura enquanto mantinham a massa muscular. Camundongos que foram alimentados em dias alternados apresentaram melhor resistência na corrida.

  • Diabetes e obesidade - Em estudos com animais, o jejum intermitente preveniu a obesidade. E em seis breves estudos, humanos adultos obesos perderam peso através do jejum intermitente.

  • Saúde dos tecidos - Em animais, o jejum intermitente reduziu o dano tecidual na cirurgia e melhorou os resultados.


Apesar dos benefícios do jejum intermitente, antes de modificar sua dieta e hábitos sempre consulte um profissional médico e nutricionista. Cada paciente é único e deverá ser tratado de forma precisa e personalizada.




Referências:

De Cabo, R., & Mattson, M. P. (2019). Effects of Intermittent Fasting on Health, Aging, and Disease. New England Journal of Medicine, 381(26), 2541–2551. doi:10.1056/nejmra1905136