Buscar

VOCÊ CONHECE A ESTRATÉGIA DO JEJUM INTERMITENTE ? - PARTE I

Atualmente muitas dietas se concentram no que comer, mas o jejum intermitente

é quando você come.


O jejum intermitente é um plano alimentar que alterna entre jejuar e comer em um horário regular. O paciente que está realizando uma estratégia de jejum intermitente irá realizar as refeições em uma janela alimentar específica do dia, jejuando no restante das horas, ou realizará apenas uma refeição por dia em dias específicos da semana. 

Nos tempos pré-históricos, antes que os humanos aprendessem a cultivar ou criar animais, eles eram caçadores e coletores e evoluíram para sobreviver por longos períodos sem comer. Evolutivamente nós somos capazes de ficar sem comida por muitas horas, ou mesmo vários dias.


Com a tecnologia do nosso tempo mais dispositivos de entretenimento como celulares,

televisão, aplicativos de streaming e jogos nos mantém acordados por um período maior de tempo, o que prejudica o sono e também leva a um aumento das horas de janela alimentar. Passamos a comer durante um período maior de horas durante o dia, perdendo o mecanismo de jejum intermitente natural da nossa evolução.


Em 2017 o prêmio Nobel foi concedido em conjunto a Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e

Michael W. Young por suas descobertas de mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano, ou seja, a periodicidade ao longo de um dia. Desde então cada vez mais artigos vêm sendo publicados com a defesa de que não basta apenas comer o alimento certo, mas sim comer nos horários corretos.


Existem várias maneiras diferentes de fazer o jejum intermitente, mas todas são baseadas na escolha de períodos regulares para comer e jejuar. Por exemplo, você pode tentar comer apenas durante um período de oito horas por dia e jejuar no restante. Ou você pode optar por comer apenas uma refeição por dia, dois dias por semana. Existem muitas formas diferentes de se realizar o jejum intermitente.




Referências:

De Cabo, R., & Mattson, M. P. (2019). Effects of Intermittent Fasting on Health, Aging, and Disease. New England Journal of Medicine, 381(26), 2541–2551. doi:10.1056/nejmra1905136




Dr. José Fábio Lana, MD

Orthopedic Interventional Pain Management

IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem/ The Bone and Cartilage Institute

ORTHOREGEN INTERNATIONAL COURSE


Indaiatuba - São Paulo +55 19 3017 4366

Uberaba - Minas Gerais +55 34 3331 7777