Buscar

VITAMINA D E A PANDEMIA DO COVID-19, QUAL A RELAÇÃO? PARTE I

Por: Dr Eduardo Fonseca Vicente, Jun/2020

A Vitamina D, é um micronutriente bastante conhecido e estudado, essencial para a homeostase do cálcio, formação óssea, imunidade, entre outras inúmeras funções.  Mais que uma vitamina, é um pré-hormônio produzido endogenamente quando a pele é exposta a quantidades suficientes de raios UV-B.


Sabe-se que existe uma grande lista de receptores de vitamina D no sistema imunológico, representando diferentes funções fisiológicas fundamentais da Vit D no contexto da imunidade.


Um estudo publicado esse ano, desenvolvido em colaboração por pesquisadores dos Estados Unidos e Hungria, analisou o papel da vitamina D na redução do risco de infecções do trato respiratório. O estudo teve como base o conhecimento epidemiológico da gripe e do COVID-19, e relacionou como a suplementação e níveis basais de Vit D.

O artigo acima não tem o objetivo de substituir a avaliação do Médico assistente. Os exames de sangue e a dosagem da Vitamina D devem ser feitas e controladas pelo profissional de saúde. O artigo tem o objetivo único de levar a informação cientifica ao leitor. Não deixe de consultar o seu Medico assistente.



REFERÊNCIAS: Koivisto O, Hanel A, Carlberg C. Key Vitamin D Target Genes with Functions in the Immune System. Nutrients. 2020.

Grant WB, Lahore H, McDonnell SL, et al. Evidence that Vitamin D Supplementation Could Reduce Risk of Influenza and COVID-19 Infections and Deaths. Nutrients. 2020.

Lotfi M, Hamblin MR, Rezaei N. COVID-19: Transmission, prevention, and potential therapeutic opportunities. Clin Chim Acta. 2020.


Drº José Fábio Lana, MD

Orthopedic

Interventional Pain Management


IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem / The Bone and Cartilage Institute ORTHOREGEN INTERNATIONAL COURSE

UNIT 1 - Indaiatuba - São Paulo +55 19 3017 4366 UNIT 2 - Uberaba - Minas Gerais +55 34 3331 7777