Buscar

Uso de células mononucleares de medula óssea nas lesões de tendíneas do manguito rotador

PARTE III


As células mesenquimais e outras células progenitoras são encontradas no

concentrado de medula óssea, que é desenvolvido através da coleta por aspiração da medula óssea, e o concentrado estará pronto após um protocolo de centrifugação e separação do conteúdo do plasma associado a uma camada de células mononucleares e polimorfonucleares acima das hemácias (buffy coat). Este preparo deve ser realizado em ambiente laboratorial estéril, para não ter contaminação.


O BMC contendo uma alta concentração celular de diversos tipos celulares, associado a

fatores de crescimento, é infiltrado na lesão tendínea guiado por ultrassonografia, para ter certeza de que o BMC foi injetado no local correto, o que constitui uma parte importante do tratamento.


A cicatrização do tendão segue três fases principais para que ocorra, em geral as fases se sobrepõem e ocorrem variações na duração. Durante o estágio de inflamação, que constitui a primeira fase, os monócitos, neutrófilos e macrófagos são atraídos para o local da lesão para limpar o local de células mortas e restos celulares. Vários dias depois, inicia-se a fase de proliferação, que envolve a síntese do colágeno tipo III na produção da Matrix Extracelular (MEC), proliferação de células progenitoras locais, seguido por último pelo estágio de remodelamento, onde ocorre a restauração da resistência tendínea desenvolvido através da cascata de fatores de crescimento e/ou ativação locais.


Referências:

Christopher Centeno, Zachary Fausel, Ian Stemper, Ugochi Azuike, and Ehren Dodson . A

Randomized Controlled Trial of the Treatment of Rotator Cuff Tears with Bone Marrow

Concentrate and Platelet Products Compared to Exercise Therapy: A Midterm Analysis

Hindawi. Stem Cells International. 2020.


Dr. José Fábio Lana, MD

Orthopedic Interventional Pain Management

IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem / The Bone and Cartilage Institute

ORTHOREGEN INTERNATIONAL COURSE

Indaiatuba - São Paulo +55 19 3017 4366

Uberaba - Minas Gerais +55 34 3331 7777