PARTE III
As células mesenquimais e outras células progenitoras são encontradas no
concentrado de medula óssea, que é desenvolvido através da coleta por aspiração da medula óssea, e o concentrado estará pronto após um protocolo de centrifugação e separação do conteúdo do plasma associado a uma camada de células mononucleares e polimorfonucleares acima das hemácias (buffy coat). Este preparo deve ser realizado em ambiente laboratorial estéril, para não ter contaminação.
O BMC contendo uma alta concentração celular de diversos tipos celulares, associado a
fatores de crescimento, é infiltrado na lesão tendínea guiado por ultrassonografia, para ter certeza de que o BMC foi injetado no local correto, o que constitui uma parte importante do tratamento.
A cicatrização do tendão segue três fases principais para que ocorra, em geral as fases se sobrepõem e ocorrem variações na duração. Durante o estágio de inflamação, que constitui a primeira fase, os monócitos, neutrófilos e macrófagos são atraídos para o local da lesão para limpar o local de células mortas e restos celulares. Vários dias depois, inicia-se a fase de proliferação, que envolve a síntese do colágeno tipo III na produção da Matrix Extracelular (MEC), proliferação de células progenitoras locais, seguido por último pelo estágio de remodelamento, onde ocorre a restauração da resistência tendínea desenvolvido através da cascata de fatores de crescimento e/ou ativação locais.

Referências:
Christopher Centeno, Zachary Fausel, Ian Stemper, Ugochi Azuike, and Ehren Dodson . A
Randomized Controlled Trial of the Treatment of Rotator Cuff Tears with Bone Marrow
Concentrate and Platelet Products Compared to Exercise Therapy: A Midterm Analysis
Hindawi. Stem Cells International. 2020.
Dr. José Fábio Lana, MD
Orthopedic Interventional Pain Management
IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem / The Bone and Cartilage Institute
ORTHOREGEN INTERNATIONAL COURSE
Indaiatuba - São Paulo +55 19 3017 4366
Uberaba - Minas Gerais +55 34 3331 7777