PARTE I
O manguito rotador é formado por um grupo de tendões: supraespinhal, infraespinhal,
redondo menor e subescapular. Esses tendões são responsáveis pela estabilização e
funcionamento da articulação do ombro. As lesões do manguito rotador podem ser
encontradas de 30 a 50% em uma população acima de 45 anos de idade, podendo variar de acordo com as atividades laborativas e estilo de vida ativo de cada pessoa.
O tratamento conservador é baseado em analgesia, uso de anti-inflamatórios, infiltrações com corticóide e fisioterapia. A taxa de sucesso com o tratamento conservador, isto é , não cirúrgico, para rupturas do manguito rotador varia amplamente de 15 a 85%. Sem falar na epidemia de uso de opióides, que decorre de um custo para dor crônica de $560 a $635 bilhões por ano nos EUA.
Quando o tratamento conservador não apresenta resultados efetivos na melhora da dor e da função do ombro, indica-se o tratamento cirúrgico para reparo de lesões parciais ou completas do manguito rotador. Mas vários estudos têm evidenciado altos índices de falhas, chegando a 30 a 94% no reparo tendão-osso. E trabalhos científicos em modelos com animais demonstraram que a interface tendão-osso não se regenera normalmente após a cirurgia, resultando em uma interface ósteofibrosa, não tendo a mesma resistência de uma êntese natural.
Desta forma, vários cientistas e médicos têm investigado técnicas de reparo onde haja uma ação biológica na reparação destas rupturas, buscando alcançar uma integridade tendínea próximo a uma êntese (interface tendão-osso) natural.

Referências:
Dominique F. Gazielly, MD, Pascal Gleyze, MD, and Catherine Montagnon, MD. Functional andAnatomical Results After Rotator Cuff Repair. Clinical Orthopaedics and Related ResearchNumber 304, pp 43-53. 1994.
Gaskin DJ, Richard P. The Economica cost of Pain in The United States. J Pain 2012;13:715-
724(149).
Dr. José Fábio Lana, MD
Orthopedic Interventional Pain Management
IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem
The Bone and Cartilage Institute ORTHOREGEN INTERNATIONAL COURSE
Indaiatuba - São Paulo +55 19 3017 4366
Uberaba - Minas Gerais +55 34 3331 7777