Existem fatores que levam a deficiências nutricionais, seja nos alimentos ou por hábitos
alimentares, podemos citar:
Os processos de preservação e armazenamento fazem com que as vitaminas E, C e /ou B1 diminuam significativamente seu potencial biológico.
O consumo de grãos refinados aumenta as necessidades de vitaminas do complexo B e cromo para manter o equilíbrio glicolipídico.
A inclusão de “alimentos falsos” (aromatizantes e corantes artificiais de alimentos) compromete a disponibilidade de outros fatores nutricionais.
A pouca exposição à luz solar promove epidemia global de baixa vitamina D.
Os componentes do tabaco (ativos ou passivos) afetam a barreira da pele e os sistemas mucosos, aumentando a necessidade de antioxidantes (por exemplo, vitaminas C e E).
O álcool, uma conhecida toxina do fígado, reduz a absorção e a biodisponibilidade de muitos micronutrientes, como vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B (tiamina, niacina, piridoxina, ácido fólico, cianocobalamina), cálcio, magnésio, zinco, vitamina A / carotenóides e SAMe.
O estilo de vida estressante do mundo moderno aumenta a necessidade de nutrientes como o ácido glutâmico, L-glutamina, L-arginina, antioxidantes e / ou vitaminas do complexo B.

Referências:
Ghorbani Z, Hajizadeh M, Hekmatdoost A. Dietary supplementation in patients with
alcoholic liver disease: a review on current evidence. Hepatobiliary Pancreat Dis Int. 2016
Aug;15(4):348-60.
Dr. José Fábio Lana, MD
Orthopedic Interventional Pain Management
IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem/ The Bone and Cartilage Institute
ORTHOREGEN INTERNATIONAL COURSE
Indaiatuba - São Paulo +55 19 3017 4366
Uberaba - Minas Gerais +55 34 3331 7777