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O PAPEL DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE DO MICROBIONA INTESTINAL - PARTE I

A atividade física desempenha um grande papel no corpo humano, estimulando o

microbioma do intestino. Este, por sua vez, traz vários benefícios à saúde de uma

maneira geral por uma relação de causa e efeito. Praticar exercícios regularmente

auxilia no bom funcionamento do intestino, de tal maneira que ajuda a prevenir

problemas comuns como constipação ou complicações secundárias que vão de

inflamações até mesmo câncer intestinal. Além disso, o intestino com microbioma

saudável também traz vantagens secundárias como bem-estar, melhora do sistema

imunológico e controle de peso, tanto em homens como mulheres. Os agentes

responsáveis por esses benefícios são as bactérias que residem dentro do corpo.


Muitos estudos ilustram o papel do exercício na modulação do microbioma intestinal.

Esportistas de elite, por exemplo, geralmente possuem um microbioma intestinal com

alta diversidade de bactérias benéficas em comparação com o microbioma de

indivíduos sedentários. Além disso, os não-sedentários também estão mais propensos

a carregar uma quantidade menor de bactérias que causam problemas.


Pesquisadores descobriram que o exercício pode alterar a expressão gênica de células

de defesa localizadas na parede do intestino, não apenas diminuindo a produção de

moleculas pró-inflamatórias, mas também aumentando a liberação de susbtâncias

anti-inflamatórias e agentes antioxidantes.



Referências:

Clarke, Siobhan F. et al. 2014. “Exercise and Associated Dietary Extremes Impact on Gut

Microbial Diversity.” Gut.

Dokladny, Karol, Pope L. Moseley, and Thomas Y. Ma. 2006. “Physiologically Relevant Increase in Temperature Causes an Increase in Intestinal Epithelial Tight Junction Permeability.”

American Journal of Physiology - Gastrointestinal and Liver Physiology.




Dr. José Fábio Lana, MD

Orthopedic Interventional Pain Management



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