Buscar

Metformina para prevenção de câncer: uma razão para otimismo

PARTE II


Higurashi e colaboradores apresentaram uma importante evidência para a eficácia

quimiopreventiva da metformina. Num estudo randomizado multicêntrico, placebo

controlado, com 151 pacientes os quais foram submetidos a ressecção única ou múltipla de pólipos adenomatosos coloretais, uma baixa dose de metformina (250 mg/d)

significativamente reduziu o risco de pólipos totais e adenomas, em comparação ao placebo após 1 ano. Não foram relatados eventos adversos nos grupos. Desta forma, verificou-se que a metformina reduziu eficientemente o risco de adenoma em pacientes com uma substancial redução dos marcadores de resistência à insulina, verificando assim a ligação aos biomarcadores que são relacionados à insulina. Porém o estudo apresenta limitações, referentes à não colonoscopia após a randomização, e ausência de dados referentes à eficácia e segurança de doses convencionais de metformina.


De acordo com os estudos publicados em animais e humanos foi verificada que a efetividade da metformina no tratamento do câncer é influenciada por quatro diferentes fatores: falta de oxigenação das células cancerígenas (hipóxia), quantidade de células tronco cancerígenas, sensibilidade intrínseca das células, crescimento e proliferação das células cancerígenas. Os artigos evidenciam o papel anti-tumoral da metformina, sendo que estar droga pode ser utilizada como terapia complementar no tratamento de câncer. Os efeitos da metformina são: redução da incidência de câncer, redução da mortalidade secundária ao câncer, aumento da resposta do tratamento das células cancerígenas utilizando quimioterapia e radioterapia.


Portanto, estes dados sustentam o otimismo de que a metformina pode apresentar

um papel na prevenção e tratamento do câncer como uma terapia adjunta, porém existe a necessidade de estudos randomizados avaliando e mais estudos do mecanismo de ação em conjunto com a genética dos pacientes acometidos.



Referências:

Higurashi T, Hosono K, Takahashi H, Komiya Y, Umezawa S, Sakai E, Uchiyama T, Taniguchi L, Hata Y, Uchiyama S, Hattori A, Nagase H, Kessoku T, Arimoto J, Matsuhashi N, Inayama Y, Yamanaka S, Taguri M, Nakajima A. Metformin for chemoprevention of metachronous colorectal adenoma or polyps in post-polypectomy patients without diabetes: a multicentre double-blind, placebo-controlled, randomised phase 3 trial. The Lancet Oncology, 17(4) 2016: 475-483.


Saraei P, Asadi I, Kakar MA, Moradi-Kor N. The beneficial effects of metformin on cancer

prevention and therapy: a comprehensive review of recent advances. Cancer Management and

Research 2019:11 3295–3313.