Buscar

Medicina Regenerativa: Conceitos Básicos para seu entendimento - PARTE II

São liberadas moléculas conhecidas como citocinas, que ocasionam o movimento celular, tais como fatores de crescimento, interleucinas, etc, as quais são recebidas pelos receptores nas células alvo e iniciam o processo de produção de proteínas de interesse; estas proteínas são secretadas na matriz extracelular, que é o ambiente onde as células vivem, com funções de adesão celular, comunicação celular, diferenciação, garante a elasticidade e rigidez dos diferentes tecidos.

Desta forma, com a comunicação celular, a mensagem passada através de citocinas, inicia o processo de alteração do microambiente lesionado, com a diminuição das citocinas pró-inflamatórias e do processo de destruição do mesmo, dando lugar ao controle do microambiente para regeneração e síntese da nova matriz extracelular. A idéia principal é a amplificação do processo cicatricial endógeno, realizado de maneira mais ordenada, com sinalização adequada para obtermos uma regeneração tecidual de qualidade! Ao longo deste processo, temos como resultado a melhoria da função e alívio da dor nos pacientes tratados, fruto do funcionamento de todos estes mecanismos envolvidos!



Referências:

Chicharro-Alcántara D, Rubio-Zaragoza M, Damiá-Giménez E, Carrillo-Poveda JM,et al., Platelet Rich Plasma: New Insights for Cutaneous Wound Healing Management. J. Funct. Biomater. 2018, 9, 10; doi:10.3390/jfb9010010