Buscar

Medicina Regenerativa: Conceitos Básicos para seu entendimento - PARTE I

A Medicina Regenerativa ganhou uma área de destaque nas pesquisas e nas condutas médica devido aos seus resultados promissores evidenciados na literatura. Hoje, vamos falar um pouco sobre importantes elementos para o entendimento de seus mecanismos e eficácia.


Primeiramente, iniciaremos com o principal elemento responsável pela regeneração tecidual: as células! As células são as unidades formadoras do nossos tecidos, e apresentam estruturas internas como “pequenos órgãos” responsáveis pela síntese proteica, produção de energia, produção e empacotamento de substâncias lipídicas, digestão intracelular, entre outros. Dentre a diversa gama de células que nosso corpo possui, temos algumas de especial interesse no contexto da reparação: as células tronco, macrófagos os fragmentos celulares conhecidos como plaquetas.


Para sua comunicação, as células apresentam meios de interação, sendo que a comunicação parácrina – onde a proteína é liberada no meio e altera a vizinhança celular onde ela foi liberada, é uma das formas mais relevantes e discutidas na literatura como responsável por seus efeitos.



Referências:

Corona BT, Ward CL, Harrison BS, Christ GJ. Regenerative Medicine: Basic Concepts, Current Status, and Future Applications. J Investig Med 2010 58: 849-858.




Dr. José Fábio Lana, MD

Orthopedic Interventional Pain Management


IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem/ The Bone and Cartilage Institute

ORTHOREGEN INTERNATIONAL COURSE


Indaiatuba - São Paulo +55 19 3017 4366

Uberaba - Minas Gerais +55 34 3331 7777