Buscar

Entendendo a Sarcopenia - PARTE VI

Intervenções Terapêuticas na Sarcopenia


Com base no entendimento atual sobre as possíveis causas da sarcopenia, vários estudos estão sendo realizados para avaliar a viabilidade e eficácia potencial do uso de exercícios fsicos, nutracêuticos ( aminoácidos, suplementos, etc) , drogas para construção da massa muscular além de pesquisas envolvendo o uso de células mesenquimais.

Na literatura atual temos aproximadamente 34 estudos com um bom nível de evidência sendo que em 76% destes a prática de exercícios físicos e uso de nutracêuticos foram a principal estratégia para o tratamento. Enquanto que o uso de drogas como testosterona, metformina e a mioestimulação foram menos frequentemente adotadas como terapêutica.


- Exercícios físicos : Independente do tipo do exercício é bem aceito para prevenção e tratamento da sarcopenia. Exercícios resistidos melhoram a massa muscular através do aumento da síntese proteica, da melhora da função mitocondrial e da diminuição da apoptose ( morte celular) dos miócitos. Já o exercício aeróbico não altera a massa magra mas diminui a gordura corporal diminuindo com isso a resistência insulínica. A produção de citocinas induzidas pelo exercício é um fator anti-inflamatório diminuindo a produção por exemplo de TNF alfa.

O exercício traz muitos benefícios quando falamos em termos celulares e moleculares no músculo pois aumenta também a produção do VEGF que é um fator que induz a formação de novos vasos sanguíneo.




Referências:

Jessica Hiu-tung Lo, Kin Pong U, Tszlam Yiu, Michael Tim-yun Ong, Wayne Yuk-wai Lee,

Sarcopenia: Current treatments and new regenerative therapeutic approaches,

Journal of Orthopaedic Translation, Volume 23, 2020, Pages 38-52.

Liang-Kung Chen; Jean Woo, Prasert Assantachai, Tung-Wai Auyeung, Ming-Yueh Chou, Katsuya Iijima, et al. Asian Working Group for Sarcopenia: 2019 Consensus Update on Sarcopenia Diagnosis and Treatment. JAMDA 2020.