Buscar

BIOIMPEDÂNCIA: O QUE É? QUAL SUA FUNÇÃO? COMO DEVE SER REALIZADO? - PARTE II


A corrente elétrica viaja facilmente através de tecidos que possuem maior quantidade de água e mais lentamente através de tecidos que possuem menor quantidade de água. Os músculos são tecidos muito hidratados, permitindo assim uma passagem rápida da corrente. Já gordura e ossos são tecidos menos hidratados, gerando maior dificuldade a passagem da mesma corrente elétrica. Através da diferença entre a resistência da gordura, em deixar a corrente passar, e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos, por exemplo, o aparelho calcula o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.



Como a bioimpedância é realizada?


Para realizar a bioimpedância basta subir descalço e sem meias na balança de bioimpedância e segurar uma placa de metal a frente do corpo.


Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir

algumas condições, como:


- Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;


- Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame.


- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;


- Não passar creme nos pés ou nas mãos.


- Usar peças leves e pequenas de roupas, ajudam a certificar que os resultados são os mais exatos possíveis.


Toda a preparação é importante porque, por exemplo, no que diz respeito à água, se não

houver hidratação adequada, o corpo tem menos água para a corrente elétrica percorrer e, por isso, o valor de massa gorda poderá ser maior do que o real. Já quando existe retenção de líquidos, também é importante fazer exame o mais cedo possível, e informar o técnico, pois o excesso de água no corpo poderá levar a um aumento da quantidade de massa magra, que também não reflete a realidade.



Referência:

Kyle UG, Bosaeus I, De Lorenzo AD, Deurenberg P, Elia M, Gómez JM, Heitmann BL, Kent-Smith L, Melchior JC, Pirlich M, Scharfetter H, Schols AM, Pichard C (October 2004). "Bioelectrical impedance analysis--part I: review of principles and methods". Clinical Nutrition. 23 (5): 1226–43. doi:10.1016/j.clnu.2004.06.004. PMID 15380917.