Buscar

A Coluna Vertebral e Hérnia Discal - PARTE VI


Conceito este que garante não só a segurança do paciente como também do próprio médico e staff que acompanham estes procedimentos. Até mesmo pacientes grávidas podem realizar um tratamento nesta linha de pensamento.


Usando o ultrassom podemos introduzir um conjunto de substancias como ácido hialuronico e seu poder anti-inflamatório além de servir como uma espécie de escada ou andaime para a chegada de de forma mais rápida de células e seu fatores de crescimento para os tecidos lesados com muita facilidade e segurança tratando assim não só o disco lesado através dessa quimiotaxia gerada pelos ortobiológicos como também estaremos atuando em um conjunto de alterações estruturais que via de regra estão presentes quando da lesão discal como ja descrito.


Desta forma quando pensamos no tratamento com o uso de ortobiologicos, além de preservar a biologia natural dos tecidos, estes procedimentos não inviabilizam nenhuma das outras técnicas no futuro.


Além disso os procedimentos são realizados com o uso de Ultrassom o que garante em tempo real a visualização das estruturas anatômicas de forma dinâmica e sem qualquer tipo de exposição a radiação ionizante.


Os principais ortobiologicos usados para afinalidade do tratamento da hérnia discal sao o ácido hialurônico de alto peso molecular por fermentação bacteriana, o uso do plasma rico em plaquetas, as celulas da gordura ou células mesenquimais BIOFAT, o concentrado de medula óssea e extrato de medula óssea inicial sem manejo por centrifugação ou clot (coágulo).


Referências:

Lana J.F.S.D. et al. (2017) The Role of Biological Treatments in Spine Disorders. In: Gobbi A., Espregueira-Mendes J., Lane J., Karahan M. (eds) Bio-orthopaedics. Springer, Berlin, Heidelberg.

Navani, Annu; Manchikanti, Laxmaiah; Albers, Sheri; Latchaw, Richard; Sanapati, Jaya; Kaye, Ala et al. Responsible, Safe, and Effective Use of Biologics in the Management of Low Back Pain: American Society of Interventional Pain Physicians (ASIPP) Guidelines. Pain physician 22. 2019